terça-feira, 31 de julho de 2012

Templo feito de garrafas de cerveja!

O Templo Wat Pa Maha Chedi Kaew na Tailândia, é um exemplo de como é possível reutilizar materiais simples, aliados com arte e criatividade. 

O templo todo é construído com garrafas de vidro e cimento. São mais de 1 milhão de garrafas de cerveja das marcas Heineken - de cor verde - e Chang - de cor marrom. No início, as garrafas eram armazenas para reciclagem no templo. Posteriormente, foram utilizadas para decorar as habitações dos monges e, com o tempo, devido a grande quantidade, surgiu a ideia de utilizá-las na construção de outras partes do templo, aposentos e edifícios. 


Até mesmo as tampas das garrafas são reaproveitadas na produção de elaborados mosaicos que adornam todo o templo.

Os visitantes e turistas, ao visitar Wat Pa Maha Chedi Kaew, contribuem com os monges doando 
garrafas de cerveja para futuras construções e ampliações do templo. 




























Video: 







terça-feira, 24 de julho de 2012

Móvel experimental

Kata Mónus e Tamás Bozsik juntos desenvolveram um móvel experimental, interessados ​​em novas abordagens em design de móveis, materiais compostos e funções diferentes, repensando as técnicas tradicionais para fazer objetos sustentáveis​​.
A grande sacada para conseguirem uma menção honrosa do Green Furniture Award 2012 foi começar a usar uma malha têxtil para dar forma aos móveis, diminuindo assim a possibilidade de uso de materiais usados em massa.






quarta-feira, 18 de julho de 2012

Carmel Seymour

Carmel Seymour é uma artista que me chama atenção por suas pinturas e desenhos, que com uma leveza incrível representa a fusão humana com a natureza ou ao contrario e se não fosse por seus traços delicados seria um trabalho no minimo perturbador ... Vale a pena conferir:




       

Picture




Para comprar suas pinturas ou se inspirar um pouco mais aqui esta o blog dela:


quarta-feira, 11 de julho de 2012

Fachada verde

O projeto residencial Stacking Green construída no Vietnam pelos arquitetos Vo Trong Nghia + Daisuke Sanuki + Shunri Nishizawa, desenhada para um casal de 30 anos, tem como um diferencial esta incrível fachada verde frontal e traseira que protege a casa da poluição e dos ruídos externo criando um ambiente saudável e confortável internamente.

Stacking Green by Vo Trong Nghia Stacking Green by Vo Trong Nghia
Stacking Green by Vo Trong Nghia

Stacking Green by Vo Trong Nghia

Stacking Green by Vo Trong Nghia

Stacking Green by Vo Trong Nghia

Stacking Green by Vo Trong Nghia

Stacking Green by Vo Trong Nghia

A distancia de um canteiro a outro é ajustada de acordo com o tamanho das plantas escolhidas variando de 25 a 40 cm todas pensada com irrigação automática.

Stacking Green by Vo Trong Nghia


Stacking Green by Vo Trong Nghia

domingo, 1 de julho de 2012

Orquideorama

Um exemplo perfeito de como a arquitetura pode influenciar numa cidade saudável e com menos violência, a cidade de Medellín na Colômbia, passou por uma repaginação arquitetônica e urbanística incluindo transporte publico (contendo até escadas rolantes para o morro na favela), reforma de escolas, novos prédios públicos, residenciais, complexos esportivos, calçadas e praças.




Dentre tantas modificações umas das que mais me chama a tenção é o Orquideorama (orquidário) encontrado no jardim botânico da cidade, idealizada pelo escritório Plan B Arquitetura, é uma estrutura orgânica que interage com a natureza de uma forma quase monumental chegando a 20 metros de altura.









Composta de 10 estruturas que lembram um favo de mel, feitas de madeira de pinho reflorestadas, entrelaçadas e translucidas de modo que o sol entrepasse e ilumine somente o necessário para as plantas envoltas a estrutura recebem a aguá da chuva por canaletas que se confundem a magnificência da obra.